Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/18 às 12h11 - Atualizado em 9/04/18 às 16h23

Governo de Brasília recebe chaves do Parque Tecnológico Biotic

COMPARTILHAR

Local será a sede própria da FAP

(Ascom/Sedict com Agência Brasília)

 

Foto: Cleverlan Costa

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), Tiago Coelho, recebeu nesta segunda-feira (26) as chaves da nova sede da entidade, que fica no Parque Tecnológico Biotic. A nova sede – própria – ocupa um andar em um dos dois blocos do prédio da governança no parque. Juntos, os dois blocos possuem quase 10 mil m². Os 52 servidores da FAP já deverão estar trabalhando na nova sede em abril. “Vamos trazer um presente para a cidade no aniversário de Brasília”, disse o presidente da FAP. A mudança está prevista para começar no dia 15 de março.

 

O objetivo do Governo de Brasília com o Biotic é reunir no prédio empresas de base tecnológica, startups e instituições vinculadas à ciência, tecnologia e inovação. “Isso tudo para promover o desenvolvimento tecnológico do DF, que se transformará em um grande polo de empreendedorismo e de inovação com o parque tecnológico”, resumiu o governador Rodrigo Rollemberg, que foi ao local fazer uma vistoria na obra entregue ao Governo de Brasília. “A economia do DF vai mudar. Claro que não de uma vez, será um processo. Vamos agregar muito conhecimento e valor à nossa produção”, disse confiante Rollemberg, citando a conclusão de mais um dos objetivos do Governo de Brasília com o Biotic.

 

Os dois blocos possuem quatro andares e dois subsolos para garagem. O investimento foi de R$ 32 milhões, recurso da FAP. A obra foi feita em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e no total, o Biotic possui 1 milhão de m², divididos em seis lotes. Por meio de chamamento público, uma entidade será escolhida e atuará como “Agente de Inovação do Biotic”. Entre outras funções, ela será responsável por incluir programas de incubação e aceleração para novas empresas de base tecnológica e fazer a ligação entre empresas e investidores.

 

Foto Cleverlan costa

O que é o Biotic – Criado em janeiro de 2017, o Parque Tecnológico Biotic visa concentrar cerca de 1,2 mil empresas dos ramos da tecnologia da informação e comunicação e da biotecnologia, com potencial para criar mais de 25 mil empregos diretos. A lei sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg alterou outra, publicada em 2002, que previa a instalação apenas de empresas ligadas às áreas de tecnologia da informação e telecomunicações e dava o nome ao complexo de Capital Digital.

 

A área total destinada ao empreendimento tem 1,2 milhão de metros quadrados e fica entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília. Já funcionam no local o Datacenter do Banco do Brasil e o da Caixa Econômica Federal, além de uma subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB).