Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/17 às 12h15 - Atualizado em 21/11/17 às 14h52

Perfil do Secretário

COMPARTILHAR

secretario

ANTÔNIO VALDIR OLIVEIRA FILHO

 

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL 

Antônio Valdir Oliveira Filho, Bacharel em Administração de Empresas, pela UniDF (Brasília- DF), é funcionário de carreira do Banco do Brasil. Após experiências no Governo Federal, retornou ao Banco com a proposta de trabalhar políticas públicas no Banco do Brasil. Desde então (1996) trabalha com propostas de geração de emprego e renda como forma de desenvolvimento sustentável de comunidades.
No Banco do Brasil ingressou, por concurso público, em 1992, na agência do Núcleo Bandeirante (DF), tendo trabalhado com recuperação de créditos.

 

No Governo Federal teve experiências na área de Administração Pública Federal e no trabalho com Estados e Municípios, como propostas de agilizar as políticas públicas federais em execução nestes entes federados.
No retorno ao Banco do Brasil foi para a Unidade de Negócios com Governo, tendo como responsabilidade a interface com o Ministério do Trabalho e Emprego no Programa de Geração de Emprego e Renda – PROGER. Neste período participou de projetos da elaboração de projetos de Apoio ao pequeno empreendedor como as Salas do Empreendedor e o Programa de apoio a cooperativas. Em paralelo, no mesmo período iniciou estudos para elaboração de propostas de microcrédito para o Banco do Brasil.

 

Na Fundação Banco do Brasil desde janeiro de 2001, passou a gerenciar a área responsável pela geração de emprego e renda (Assistência a Comunidades Urbanas e Rurais), tendo sob o seu controle diversos projetos com esse tema, tais a como a reformulação e expansão das Salas do Empreendedor, reformulação e expansão do projeto das Salas do Empreendedor, reformulação e ampliação do município de Ferros-MG, montagem de rede de intermediação do projeto de apoio ao microcrédito com a elaboração de guias para orientação à sociedade civil organizada, criação e implantação do Banco do povo itinerante em Belo Horizonte-MG, dentre outros. Cabe destaque a oportunidade de conhecer a experiência do Grameen Bank em Bangladesh, tendo visitado o Banco e sua Diretoria, em especial o Professor Muhammad Yunus, pontos de atendimento e grupos solidários atendidos.

 

No início de 2003 participou do Grupo de trabalho que deu origem ao primeiro banco brasileiro especializado em Microfinanças: o Banco Popular do Brasil. O Projeto era de criação do primeiro Banco de microfinanças brasileiro que apesar de ações em poder do Governo teria inserção no mercado privado. Inicialmente foi Gerente da área de desenvolvimento de produtos e serviços de Microfinanças e a partir de 2005 passou a Gerente de Microcrédito do Banco Popular do Brasil, até o início de 2006.
Em junho de 2006 passou a fazer parte da equipe responsável pelo Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, no Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, local que ficou até junho de 2007.
Em de junho de 2007 retornou para o Banco do Brasil, para a Diretoria de Micro e Pequenas Empresas, com a função de Assessor Master, responsável pelo desenvolvimento de projetos especiais, dentre os quais a atuação do conglomerado no segmento de microcrédito.

 

Em março de 2011, exerceu a função de Superintendente do Sebrae no Distrito Federal, onde realizou e cumpriu as políticas, diretrizes e prioridades da instituição até março de 2017. A partir de abril, Valdir Oliveira, assumiu a função de Secretário de Estado da Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável do Distrito Federal (SEDES) e ocupou o cargo até setembro de 2017, quando houve a incorporação de outra Secretaria à SEDES por determinação do Governo de Brasília. Atualmente, Valdir Oliveira é o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do DF.