Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/18 às 14h49 - Atualizado em 11/12/18 às 9h49

Pró-DF II apoia expansão de indústria farmacêutica em Santa Maria

Para ampliar a produção, fábrica de medicamentos poderá usar mais 40 mil m² de área da Terracap.

 

Foto: Cleverlan Costa

O Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Pró-DF II) concedeu apoio e incentivo para ampliação da indústria farmacêutica no Polo JK em Brasília. Contrato de concessão foi assinado nesta quinta (22).

 

A Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação e Ciência Tecnologia (Sedict) e a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) firmaram contrato com a EMS S.A. para a expansão da fábrica em Santa Maria.

 

Com a assinatura, a empresa passa a ter direitos reais de uso de seis lotes do Polo de Desenvolvimento Econômico Juscelino Kubitschek Indústria e Comércio de Apoio (Polo JK). O novo empreendimento farmacêutico será construído em uma área de 40 mil m² pertencentes à Terracap. O espaço foi cedido ao Pró-DF. Depois de pronto, o local criará 500 postos de trabalho.

 

Para o secretário Valdir Oliveira, qualquer grande indústria que se instala gera um efeito multiplicador, já que envolve toda uma cadeia produtiva. Já o presidente da Terracap, Júlio César Reis, explicou que o Polo Jk passará a ter uma das maiores plantas da indústria farmacêutica do país.

 

A cerimônia contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg. “A ampliação é positiva, já que trará a criação de novos empregos e uma movimentação econômica ainda maior”, pontuou Rollemberg.

 

Beneficiária do programa Pró-DF há um 1 ano e meio, a EMS já está instalada em um empreendimento do mesmo tamanho. De acordo com o gerente da fábrica, Thiago Cestari, o espaço que está com a estrutura pronta e fabricará medicamentos hormonais e antibióticos. A produção será de 2,5 milhões de medicamentos por mês.

 

O outro prédio a ser construído produzirá medicamentos mais comuns, com a média de 40 milhões de caixas por mês.

 

O que é o Pró-DF

O Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal — criado em 1999 e instituído como Pró-DF II em 2003 — visa ao desenvolvimento econômico e social e à criação de emprego, renda e receita tributária.

 

Um dos benefícios do Pró-DF é o financiamento de lotes para empresários em áreas de desenvolvimento econômico.