Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/17 às 18h37 - Atualizado em 7/02/18 às 15h28

RLE deve tornar Brasília um dos melhores locais para abrir empresa

COMPARTILHAR

Sistema digital entrou em funcionamento facilitando a vida do empresário

 

Foto: Cleverlan Costa

O governador Rodrigo Rollemberg anunciou nesta terça-feira (12) que a meta do Governo de Brasília é fazer com que o Distrito Federal se torne até o final do ano que vem uma das três melhores unidades da Federação para o empreendedorismo. A declaração foi dada durante o lançamento oficial do RLE@Digital, que entrou em funcionamento na segunda-feira (11) dando mais agilidade e reduzindo a burocracia para quem quer abrir uma empresa no DF.

 

O governador citou o RLE como exemplo de que “Brasília está se tornando referência em boas práticas para o empreendedorismo”. Pelo novo sistema de abertura e regularização de empresas, o prazo para se obter uma licença de funcionamento caiu para menos de cinco dias, quando já chegou a ser de dois meses e, dependendo do caso, até de mais tempo. Isso fazia com que o DF fosse o local no país onde era mais difícil abrir uma empresa. Com a nova realidade, a expectativa do Governo é que Brasília se torne um dos locais mais fáceis para se conseguir uma licença de funcionamento para um empreendimento. “É importante investir em regras claras e simples”, frisou o governador, numa referência à facilidade para se operar o RLE.

 

Foto: Cleverlan Costa

No primeiro dia de atendimento, o novo sistema recebeu quase 1,2 mil pedidos de viabilidade, que é quando o empreendedor consulta a administração pública apara saber se no local em que ele quer montar sua empresa é permitido o funcionamento do tipo de atividade escolhida. “Isso significa que já deu certo”, assegurou o secretário Valdir Oliveira. O secretário lembrou que quando tomou posse em abril, um dos compromissos do governo era simplificar a vida de quem quer empreender no DF, gerando empregos e renda. “Estamos entregando rápido o que prometemos”, garantiu Valdir Oliveira.

 

O secretário é o presidente do Comitê Gestor da REDESIM, responsável pelo licenciamento de empresas e também pelo RLE@DIGITAL. Do comitê fazem parte oito órgãos do GDF, Receita Federal, Sebrae e Conselho Regional de Contabilidade.

 

 

GALERIA DE FOTOS

Lançamento RLE Digital