Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/18 às 12h15 - Atualizado em 6/12/18 às 15h14

Sedict conquista prêmio de Transparência Ativa pela segunda vez

 

Foto: Cleverlan Costa

A Sedict conquistou pelo segundo ano consecutivo o prêmio Transparência Ativa promovido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho de órgãos públicos, autarquias e fundações, empresas e sociedades de economia mista e administrações regionais, na divulgação de informações de interesse público, por meio de suas respectivas páginas na internet.

 

Desde que foi lançado em 2015, o índice de transparência ativa no Distrito Federal saltou de 35% naquele ano para 73% em 2018. Para fazer jus ao prêmio são avaliados critérios como informações institucionais, organograma, atribuições do órgão, despesas, contratos, convênios, licitações, servidores e ouvidorias.

 

De acordo com a coordenadora de transparência da CGDF, Rejane Vaz de Abreu, o índice foi criado como forma de estimular o aperfeiçoamento da transparência ativa no Distrito Federal. “A ideia é promover uma espécie de competição saudável entre os órgãos. A nota é calculada a partir do número de requisitos atendidos em relação ao número de requisitos exigidos pela Lei de Acesso a Informação”, explica a gestora.

 

O chefe de gabinete da Sedict, Fernando César da Silva, que representou a secretaria na solenidade atribuiu o mérito do prêmio ao modelo de gestão aplicado na Sedict. “Acredito que a bandeira de transparência e controle proposta pelo secretário Valdir é o que levou a secretaria a entrar nesse programa com afinco e com a certeza que chegaríamos no final com o resultado obtido”, assegurou Fernando.

 

Já o ouvidor da Sedict, Marcos Paulo Lopes, reconheceu o empenho dos servidores para a conquista dos 100% de transparência ativa. “A ouvidoria é a responsável pela coordenação desse trabalho, mas se não houver a união, a sintonia do grupo, ou seja, se toda a secretaria não estivesse envolvida esse resultado não seria possível. Então, acredito que o prêmio é de todos”, acrescenta.

 

Para conhecer o ranking dos órgãos premiados basta acessar o portal www.cg.df.gov.br